Sr. Editor, o Que Se Passa Com Seu Repórter????


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: angelacaruso <angelacaruso@terra.com.br>
Data: 16 de julho de 2007 13:01
Assunto: SR. EDITOR, O QUE SE PASSA COM SEU REPÓRTER?????
Para: sergio.pompeu@grupoestado.com.br

(cópia íntegra da encaminhada ao repórter Alexssander Soares) 

SR. EDITOR DO CADERNO CIDADE/METRÓPOLE

SERGIO POMPEU

A reportagem intitulada, PROGRAMA DE CASTRAÇÃO PAGA A ONGS IRREGULARES, publicada no caderno CIDADES/METRÓPOLE, de 14 de julho de 2007, contém deturpações inadmissíveis para um jornal conceituado como o Estado de S. Paulo. A chamada da matéria, logo abaixo do título, “quatro das cinco organizações que fazem controle da população de cães e gatos na capital foram reprovadas em credenciamento da Prefeitura” omite o fato de que uma das ONGs sequer concorreu ao novo credenciamento – o Quintal de São Francisco, conforme consta da legenda da figura.

Ao longo do texto, VOCE, Alexssander Soares mantém, em vários momentos, essa informação falsa, e chega a afirmar que, no novo processo de credenciamento, 11 ONGs se inscreveram “inclusive as cinco credenciadas desde 2003”, mesmo com pleno conhecimento de que o Convênio foi firmado em outubro de 2001, após várias tentativas do então Secretário da Saúde e do CCZ, em busca de Universidades e Clínicas Veterinárias para dar início ao Programa.

Quanto ao QUINTAL DE SÃO FRANCISCO QUE NÃO SE INSCREVEU PARA O PROCESSO DE CREDENCIAMENTO realizado no segundo semestre de 2006, não se pode atribuir tal incorreção a um engano ou falta de esclarecimento, pois VOCE, Alexssander Soares, conversou durante uma hora e meia comigo treis antes de publicar a reportagem e confirmou ser do interesse de seus interlocutores, saberem por que o Quintal de São Francisco não concorreu ao referido Edital.

Inexplicavelmente, VOCE e este conceituado jornal publicam inverdades não somente em relação às ONGs, mas também em relação ao Poder Público de São Paulo, ao afirmar que o Programa Saúde Animal tem quatro das cinco ONGs conveniadas em situação irregular, todas estão cumprindo contrato/aditamento celebrado em junho de 2004 e que conta com 36 meses para término. Faço novamente o convite para entrar no site do Quintal e conferir os Contratos/Aditamentos, talvez assim, com um pouco de leitura, possa VOCE compreender a legalidade desta prestação de serviços: http://www.quintaldesaofrancisco.org.br/manifesto_e_documentos/

Permanece, VOCE, ainda, atribuindo tal inverdade a “relatórios da própria Prefeitura de São Paulo”. Ora, isso significa dizer que está havendo improbidade administrativa por parte da Secretaria da Saúde, órgão responsável pelo Programa e credenciador das ONGs. Sim, porque o fato de algumas das ONGs conveniadas terem sido reprovadas no novo credenciamento não significa que elas estão em situação irregular, mas que não cobriram as exigências daquele edital específico.

E além de tudo, é desnecessário dar um ar de que a reportagem faz revelações avassaladoras a respeito das ONGs, do programa, do credenciamento. Faz, sim, um longo processo de desmoralização e perseguição, pois todas as informações não precisam ser descobertas por este ou aquele jornal ou política, elas são públicas, estão no site da Prefeitura e são publicadas no Diário Oficial da Cidade, como aconteceu o processo de credenciamento.

É lamentável que as páginas deste jornal se prestem, novamente, a tal desmoralização de ONGs, após terem mais de 40 dias para provarem o chamado “desvio de verbas públicas” e após acessarem milhares de documentos ainda não conseguiram compreender um programa que, segundo a própria reportagem conclui “é essencial para o controle da população animal”. Um programa iniciado em 2001 (e não em 2003) e que já esterilizou perto de 141 mil animais, evitando o nascimento, o sofrimento, a morte, o abandono de 3,5 milhões de filhotes. Vale lembrar que a primeira reportagem, denegrindo as ONGs, foi publicada em 3 de junho de 2007, a respeito da qual estamos cobrando juridicamente o posicionamento do repórter e deste Jornal, o que certamente faremos novamente.

Ângela Caruso
Presidente do Quintal de São Francisco
Lins de Vasconcelos, 1667 – Cambuci – SP – CEP 01537-001
11- 9292-2954

Nenhum comentário:

Postar um comentário