sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tribuna Animal



Editorial
Matéria do Estadão e seus reflexos no PSA
 
 
São Paulo é muito grande para servir de modelo para qualquer cidade do país, no entanto a cidade de São Paulo foi o primeiro exemplo para que se iniciassem programas de esterilização animais em outros municípios do Brasil com parcerias entre as prefeituras e ONGs conveniadas.
Muito ainda deve ser feito para que o programa iniciado em São Paulo seja melhorado e ajustado, porém não se deve jogar no lixo toda uma história de um movimento e tudo aquilo já conquistado.
 
A reportagem investigativa realizada pelo jornalista Alexssander Soares é importante no momento em que demonstra que o modelo não é perfeito, e que algo deve ser feito para melhorá-lo. O grande risco que corremos é que com base nessas denúncias venhamos a perder o que já foi conseguido e que para uma cidade do porte de São Paulo ainda é muito pouco.
 
Para que sejam feitas as devidas acareações e acusações seria extremamente importante que o jornalista disponibilizasse essas 1.700 carteirinhas de RGAs e outros documentos utilizados para realizar a reportagem, é importante que se mostrem os documentos, pois os bons poderão vir a pagar pelos poucos maus e/ou irresponsáveis inseridos nesse contexto.
 
Qual ONG está com dinheiro supostamente desviado? Ou será que esses proprietários fantasmas são nomes criados por pessoas que levam centenas de animais para castrar nas entidades? Animais que por vezes vezes são até de outros municípios e após castrados são levados novamente para as ruas sem um acompanhamento responsável e podendo não sobreviver nem por mais 24 horas devido a todos os riscos aos quais estarão submetidos nas ruas.
O fundo dessa questão dos animais errantes está no abandono, nenhum animal doméstico (principalmente cães) nasce e/ou sobrevive muito tempo sem um lar, temos que educar e punir aqueles que cometem o crime de abandono.
 
No caso da cidade de São Paulo como fazer um RGA para um animal errante que existem aos milhares? Qual o endereço e telefone que se irá dar como contato ao preencher esse documento?
 
No entanto, se realmente existirem fraudes econômicas, estas deverão ser apuradas e os responsáveis penalizados na forma da lei.
 
Esperamos que esse fato não acabe como outros tantos pertencentes à síndrome de países de terceiro mundo, ou seja quando surge um problema com um projeto governamental ao invés de solucioná-lo destroe-se o que já foi conseguido.
 
 
Tribuna Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário