sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DA DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA ATÉ O APARECIMENTO DA VERDADE







Garrafas ao mar

Passaram-se CINCO anos do fato.
Mais de DOIS MIL DIAS esperando por decisões.
Decisões “judiciais” que só CHEGARIAM após muita investigação.


Relembrando:

No ano de 2007, exatamente no mês de Julho, o Quintal de São Francisco, juntamente com outras organizações parceiras, se viram em destaque no jornal O Estado de São Paulo, acusadas de “fraude e desvio de dinheiro público”.Tratava-se do “Programa de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos no Município de São Paulo” – programa gratuito de castração – criado em 2001, em convênio com ONGs que se destacavam pela experiência de seus médicos veterinários em cirurgias menos invasivas, rápidas e seguras.

Um horror!

Além do escândalo de uma denúncia leviana, infundada, maledicente, plantada e manipulada pelo “denunciante”, o Ministério Público, a Justiça Criminal e o Tribunal de Contas foram provocados a investigarem profundamente as atividades institucionais das organizações e a vida de seus dirigentes. Submetidos a uma exposição humilhante, diretores (na maioria mulheres e senhoras) entraram por diversas vezes em delegacias, disponibilizavam a cada pedido das autoridades documentos, contas, certidões etc, e conviveram com o sentimento de impotência e de espera por todo esse tempo.

A cruel, vergonhosa e estratégica denúncia, não somente fez sofrer seus dirigentes, como provocou um desastre nas atividades do Quintal de São Francisco, que na época mantinha cerca de 560 animais entre cães e gatos.

Evidentemente que após um escândalo desse porte, grande parte dos colaboradores se evadiu. As contribuições caíram vertiginosamente, e a partir de então se deu a soma de dificuldades que vimos enfrentando até o dia de hoje.

Não bastassem as dificuldades financeiras, lidamos com a humilhação moral. Inúmeros emails com mensagens ofensivas; cartas e telefonemas questionando a conduta da organização, e a dolorosa procura da mídia – jornais, rádios e outras – para confrontar o “denunciante” com as denunciadas a fim de gerar audiência com a polêmica “estória”.

Garrafas ao mar...

Por todos esses anos, em meus sonhos enquanto acordada, joguei garrafas ao mar... Nelas depositei minha esperança, de um dia, ao serem encontradas, revelassem a verdade!

Pois bem, fiel amigo, as garrafas foram encontradas, simbolicamente.
As autoridades que investigaram as denúncias chegaram ao fim e veja que:

As organizações são INOCENTES.

Nada devem.
   
Não desviaram dinheiro público.

Não FRAUDARAM!

No entanto, mesmo com essa excelente notícia, não acabou!

O Quintal de São Francisco acaba de solicitar, por vias legais, o desarquivamento de todos os processos para acompanhar tranquilamente cada página, etapa, conclusão. Após isso, como primeira medida fará valer o direito de imprensa – mesmo destaque e extensão de público – com matéria que esclareça e desobrigue as ONGs da leviana acusação.

Como também, tomará outras medidas legais conforme afirmou em 2007.


Garrafas ao mar... Novamente as lanço.

Inúmeras garrafas (em meus sonhos enquanto acordada) com mensagens de GRATIDÃO aos que confiaram em nosso trabalho: colaboradores que não nos deixaram e se mostraram preocupados com os animais que havíamos de sustentar (apesar das doações caírem para mais da metade). Diretoria. Amigos próximos que não se afastaram e acreditaram que essa turbulência teria fim. Meu trabalho, chefe e colegas. Fornecedores de alimentos, medicamentos e demais produtos que não desistiram (nem um dia faltou ração no abrigo). E, especialmente, ao padrinho, que não mediu esforços para nos ajudar financeiramente em momentos de absoluto desespero, após termos esgotado as possibilidades de empréstimos pessoais, inclusive.


Saudável memória:

O Quintal de São Francisco nasceu pelas mãos íntegras e apaixonadas de uma mulher – Lêda Guimarães Natal - a quem honro com esforço e trabalho.
Vou até onde puder e minha força suportar para limpar definitivamente o nome dessa organização, diretoria, funcionários.

Em 2007 deixei meu desabafo, dirigido, no site da organização e lá se mantém com as notícias que sucederam a este fato.

No mais, a espera. Longa espera...

Porém, meu coração, mente, creram todo o tempo, que esse dia chegaria.

Estamos criando um blog que trará o início, meio e fim dessa história. Em breve divulgaremos, aguarde.


ABRIGO:

Ainda temos 82 cães e 14 gatos idosos.

Hoje, de fato, somos um ASILO DE VELHINHOS.

Precisamos de você mais um pouco.

Nossa gratidão;

Meu obrigada pessoal;

Minha felicidade em compartilhar com você esse resultado.


Angela Caruso – Presidente
Diretoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário